O Comunicar foi criado em 1987, após uma solicitação da Reitoria para que fossem desenvolvidas ações que melhorassem a comunicação institucional da Universidade. Por meio de uma proposta pedagógica inovadora, em que toda a produção é feita por alunos estagiários, supervisionados por professores, o Comunicar tornou-se responsável pela Assessoria de Comunicação e pelos veículos institucionais da PUC-Rio. O propósito do Comunicar é entregar para toda a comunidade PUC, alunos, professores e funcionários, e para a sociedade de forma mais ampla, informação sobre as atividades da Universidade em todos os campos de saber.
Ao longo de 33 anos de trabalho, o Comunicar vem constantemente se adaptando aos novos ecossistemas de comunicação. Sua ação começou com os primeiros produtos impressos, o Jornal da PUC e o PUC Urgente, que hoje já têm suas versões on-line e perfis nas redes sociais que somam milhares de seguidores. Junto a Rádio PUC, TV PUC e TV Pixel, veículos criados posteriormente a pedido da Reitoria e também disponíveis em plataformas digitais, esses veículos realizam a cobertura dos acontecimentos da PUC-Rio, além de serem a agenda oficial da Universidade. Nossos canais possibilitam a reflexão sobre o conhecimento produzido na Universidade e a difusão dessas ideias para a sociedade. Por meio deles também são construídas narrativas impressas, digitais e audiovisuais dos seminários, eventos, palestras, cursos, defesas de teses e dissertação, entre outros fatos que ocorrem na PUC-Rio.
O núcleo de Relações com a Imprensa e a Agência.Com dão assistência às diversas áreas que compõem a PUC-Rio, em um trabalho constante que envolve planejamento, criação e produção impressa e digital, e assessoria de mídia, relações com os jornalistas, monitoramento constante da imprensa e redes sociais, orientação dos professores para entrevistas e relacionamento com os públicos interno e externo, como imprensa, alunos, ex-alunos, futuros alunos, pais, entidades religiosas, entre outros. Finalmente, o núcleo de Comunicação Comunitária é a ponte deste trabalho com as comunidades mais pobres e com a Igreja, e atua no desenvolvimento de projetos de comunicação profissionais e acadêmicos para estes setores da sociedade. Em seus 33 anos de existência, quase 2.000 estudantes já passaram pelo Comunicar, que se tornou referência em formação profissional no mercado de trabalho. A valorização do potencial de cada estagiário em um ambiente de trabalho que remete ao cotidiano das empresas de comunicação é um dos segredos do sucesso deste trabalho, capitaneado por professores do Departamento de Comunicação Social. Todos têm pós-graduação e são especialistas na narrativa de cada uma das áreas e larga experiência profissional no mercado de comunicação.